Pages

Embalagens dos alimentos: utilidade pública

Ontem, saí com meu namorado para fazer compras no supermercado. Eu, para comprar meus alimentos saudáveis (valha-me dieta). Ele, para reabastecer a casa. 

Como todo bom solteiro (que mora sozinho), ele vai logo em direção aos alimentos prontos e congelados. Aí, ele chega perto de mim, crente que estava abafando, e me mostra um inocente suquinho de frutas com cereais, integral, etc, etc, etc. Resolvi olhar a embalagem e mostrar para ele que aquele suquinho não tinha nada de inocente. Percebi nessa hora que a maioria das pessoas não sabe realmente ler uma embalagem, ficam presas apenas às calorias.

Pensando nisso criei esse post! Informo que meus conhecimentos não são técnicos. Eles vem da minha grande curiosidade pelo assunto e de algumas diquinhas dadas pela nutricionista do core!

Essas informações são obrigatórias por lei de aparecer nas embalagens, ok?!

Imagem selecionada aleatoriamente. Apenas para ilustração!
O primeiro passo é ficar atento às informações nutricionais. Precisamos dar atenção às calorias sim, mas não podemos ficar presos nelas. Essa porção dessa barrinha nem é tão assassina em termos calóricos...hehe

Além da caloria, fiquem atentos à quantidade de gorduras presentes nos alimentos. Principalmente a TRANS e as TOTAIS. Outro aspecto que a nutri me ensinou a identificar e que ela julga ser um dos principais, é a quantidade de sódio. O sódio é um dos maiores vilões da dieta. A sua quantidade não deve ultrapassar os 10% em uma porção.

Vale também dar ênfase às fibras. Devemos consumir diariamente 30g, aproximadamente. Então, alimento rico em fibra?! Ponto positivo!

Agora o passo principal, aquele a que ninguém se atenta: os ingredientes! Eu também não olhava isso. Aprendi em um site que dá auxílio justamente nessa questão, o fechandoziper.com.

Escolha aleatória também!
Os ingredientes vem na ordem em que maiores quantidades deles são usados. Ordem decrescente. Nesse caso, um pão que deveria ser integral, utilizou mais farinha de trigo normal na sua feitura que a integral. Na verdade, a integral apareceu apenas na terceira posição!

Portanto, ficar atento à essa ordem é primordial! Se o açúcar vem em segundo lugar, fuja dele! hahaha

2 comentários:

  1. Muito interessante o post, mas confesso que não tem saco pra ficar olhando embalagem, por embalagem...rs
    equanto isso, acredito nos alimentos indicados pela Marina! haha
    Beijinhos =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que vc se acostuma, vc nem olha mais...hahaha...já vai nos corretos!
      Eu tb não levo tudo ao pé da letra, pq se for assim, vc não vive, né?! Mas é bom evitar algumas coisas para se ter uma vida saudável!

      Beijos

      Excluir

Obrigada por dividir comigo sua opinião!