Receitinhas de final de semana

Hoje vou dividir duas receitas que fiz no final de semana!

Como já falei algumas vezes, eu não sei cozinhar, mas gosto de me aventurar pelo fogão. As coisas nem sempre saem bonitas, mas quase sempre saem gostosas...hehe

Espero que vocês gostem e façam em casa. São coisas super simples e que sujam pouca vasilha (ponto positivo).




Bem, a primeira receita, é a de BERINJELA AO FORNO.



Você vai precisar de:
- Berinjela
- Pimentão vermelho
- Pimentão verde
- Cebola
- Tomate
- Azeitonas
- Azeite
- Vinagre
- Temperos

Não coloquei as quantidades, porque isso depende do gosto da pessoa. Eu por exemplo, prefiro quando tem MUITA berinjela. Usei apenas 1/2 tomate, não usei uvas passas, nozes, etc. No tempero, coloquei pimenta Caiena, pimenta do Reino e sal.

Tem gente que usa cheiro verde, folhas de louro...eu particularmente não gosto e optei por usar apenas orégano e gergelim. Como eu não tinha alho em casa (vergoooonha), não usei, mas se você colocar, fica delicioso! Já experimentei desse jeito e dá um sabor a mais. 

O azeite e o vinagre é em abundância, viu gente? Nada de economizar! É para cobrir MESMO.

A receita é bem simples. É só picar todos os ingredientes, temperar, misturar e levar ao forno por 40 minutos (aproximadamente). Quando tirar do forno, mexer, deixar esfriar e colocar na geladeira. Dura até 15 dias!

O resultado é esse! Até o marido entrou na "brincadeira" e aprovou a receita!

Você pode combiná-la com pão, pão sírio, torrada, peixes grelhados, carnes...
Bom pra servir para as visitas, né?! Fácil de fazer e uma excelente alternativa para os vegetarianos!

A segunda receitinha do final de semana, foi o BOLO DE TAPIOCA.

Você vai precisar de:
- 250g de tapioca granulada (qualquer supermercado vende)
- 200ml de leite de coco
- 250ml de leite (pode ser de arroz, de soja, de amêndoas...eu usei o de vaca mesmo...hehe)
- 4 ovos inteiros (não se esqueça de separar as claras em neve)
- 5 colheres de sopa de coco ralado seco
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 xícara rasa de adoçante culinário (eu usei açúcar mesmo...formiga, né?!)

A receita é essa. Eu complementei com uma colher de sopa de cacau em pó. Preciso acabar com ele e vou colocando nas receitas...haha
As claras em neve também foram por minha conta. Nunca vi um bolo que preste sem elas...rsrs

PREPARO:

Em um recipiente, coloque a tapioca e os dois leites. Misture e deixe de molho por aproximadamente 30 minutos.
Depois, acrescente os demais ingredientes, misture bem. (Eu bati e depois misturei delicadamente as claras em neve).
Em forno pré aquecido a 180, leve a massa, em um tabuleiro pequeno ou em forma de pudim pequena, por aproximadamente 20/25 minutos ou até o palito sair limpo. (Eu deixei por 1 hora e o palito não saiu limpo. Desisti e desliguei o forno assim mesmo...hahaha).
Desenforme frio. Eu polvilhei o restinho do coco ralado por cima, para dar acabamento.

Essa é a massa crua. Não fica muito bonita mesmo não...

O bolo não tem cara de bolo. Parece mais um pudim. Eu particularmente não achei muito gostoso, ficou meio insosso, mas o Léo adorou e aprovou.
Recomendo guardar em geladeira, já que tem textura de pudim. E não espere que ele cresça, afinal, não leva fermento!

Gostosinho, mas nada demais.

Imagino que uma fatia desse bolo deva ser um bom pré-treino. 

Bem, é isso. Espero que tenham gostado!!!

Essa semana vou testar mais duas receitinhas e postar para vocês!

Uma de Nutella caseira e outra que uma amiga me passou (alorrrr Creide) de gelatina de hibisco!

Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dividir comigo sua opinião!